Veja 7 dicas para conseguir um novo emprego em 2017

258

Manter a tranquilidade e o equilíbrio é essencial para o reposicionamento. Número de desempregados no Brasil chegou a 12 milhões de pessoas.

o início do ano muitas pessoas vão atrás de uma oportunidade ou de uma nova colocação no mercado de trabalho, mas como continuar a busca e se diferenciar entre tantos candidatos?

O número de desempregados chegou a 12 milhões de brasileiros e a expectativa é que o cenário só volte a melhorar a partir de meados do ano. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Brasil fechou 858.333 postos de trabalho formais entre janeiro e novembro de 2016.

“É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido, com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais dificultoso. Mas, isso não torna impossível”, afirma Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Segundo ele, o primeiro passo é tentar manter a calma durante o período de busca. Manter a tranquilidade e o equilíbrio é essencial para o reposicionamento.

“A ansiedade e o desespero tende a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais, por isso é importante se controlar”, diz Bazzola.

Veja 7 dicas para conseguir um novo emprego neste ano:

1) O profissional deve ampliar sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é trabalhar o networking. Segundo Bazzola, é importante que ele não seja utilizado somente nas necessidades e que o profissional também esteja pronto para ajudar e não deixar de ser lembrado.

2) Defina a estratégia para que possa desenvolver sua auto apresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo.

3) Crie interesse por parte do entrevistador, através de um currículo bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial.

4) Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois, primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos.

5) Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado.

6) Conheça as empresas que tem interesse em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.

7) Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

 Fonte: G1

LEAVE A REPLY